25 de janeiro de 2010

SEMANA SANTA

O que é a Semana Santa?
Uma Pergunta simples com resposta complexa.

Para muitas pessoas batizadas, a semana santa é um feriadão: tempo de descanso, de praia, viagem, etc. A sexta-feira santa é o único dia freqüentado na procissão e ainda e o dia de tomar vinho, como se vinho fosse sem álcool; a partir do sábado é tempo de se empanturrar com chocolate que é a única referencia de muitas pessoas para a páscoa. O momento vivido acaba não comunicando nada para essa gente que vive na linearidade do tempo. O personagem central e principal de todas as cenas da semana, JESUS, passa despercebido. Na realidade estamos em uma cultura católica sem as motivações cristãs.
A páscoa, na verdade é uma pessoa chamada Jesus de Nazaré que depois se ressuscitado passou a ser o Cristo da nossa fé. A sua morte foi decidida: Foi preso, julgado e condenado à morte de cruz. Ele foi assassinado. O maior e exclusivo milagre de toda historia da humanidade: Ele venceu a morte, ressuscitou, está vivo para a decepção e o fracasso das autoridades de seu tempo. Portanto, celebramos a sua Paixão, Morte e Vitória sobre o suplicio e a morte de cruz.
Em sua páscoa Jesus já realiza a nossa páscoa, porem, cada ser humano deve levá-la à plenitude na páscoa de Cristo.
Todas as criaturas, filhas de Deus, através do batismo se unem a Ele através da comunidade cristã que nos gera para uma vida renovada, onde re-nascemos pela água e pelo Espírito Santo. É nesse exato momento que iniciamos uma grande caminha que termina na vida eterna e plena na comunhão com Deus. No batismo somos como a planta, enxertados em Cristo como membros do seu corpo para assumirmos a sua causa e o seu projeto de vida. No mundo a nossa missão será aquela: enxergar como Jesus, agir como Jesus, pensar como Jesus, defender as pessoas e os interesses que ele defendeu. Ser no hoje da nossa historia a presença Dele mesmo, sendo discípulos-missionários que vivem a dinâmica da escuta e da comunicação da mensagem escutada.
Nesta ótica, não existe semana santa nem mistério pascal sem discipulado e sem anúncio, consequentemente, ela será sempre uma passagem dinâmica em nossas vidas: sempre o Senhor nos convida a uma páscoa, isto é, sempre estaremos diante de uma proposta de vida nova.
Todos os relatos pós - pascais apresentam o indicativo da missão: Ide! Tudo para mostrar que ao celebrarmos verdadeiramente a Páscoa seremos envolvidos na dinâmica do testemunho que caracteriza fortemente os tempos da eclesiologia dos Atos dos Apóstolos.
Pebosco
Abril 09