25 de janeiro de 2010

IDOSOS

Cuidando das pessoas idosas.

Ao celebrar a missa das pessoas idosas na semana santa tive duas palavras ou preocupações para refletir com elas e acho importante partilhar com as demais estas mesmas questões para podermos na convivência com os nossos familiares ou vizinhos podermos orientá-los na fase da velhice e da doença.

Sentem-se culpadas pelo passado.
Na medida em que os anos vão passando, as pessoas idosas não lembram o passado recente e, por isso, se fixam no passado remoto quando, muitas vezes começam a sofrer lembrando os erros do passado vivendo quase sempre uma pressão psicológica muito grande. Isso acontece também por causa da fragilidade da idade e da falta de perspectivas em relação ao futuro.
Devemos ajudar as pessoas nessa fase a se reconciliarem consigo e com o seu passado, mostrando-lhes que Deus salva a pessoa pecadora, esquecendo o seu pecado. Pelo arrependimento e pela confissão o pecado já não mais existe, pois Deus não despreza o coração arrependido. Salmo 50.

Sentem-se inúteis
Na historia das pessoas idosas está um passado muito ativo. Nos tempos idos, muitas vezes no campo ou mesmo na cidade, vivendo do trabalho no campo, havia uma vida muito sobrecarregada de atividades.
Na fase da doença e do cansaço, já não conseguem mais manter o tempo ocupado e isso gera uma angustia grande e uma sensação de inutilidade. Muitas pessoas nessa fase se lamentam e sofrem muito. É o caso dos que se aposentam e depois ficam na ociosidade, passando por muitos sofrimentos.
Como tratar esta situação?
Dizer a estas pessoas que elas são responsáveis por uma grande missão: rezar. Já que elas dispõem do tempo todos poderão cumprir uma nobre missão que é de toda a igreja e de todos os féis, mas que nem sempre se colocam nesta atitude de oração por causa das atividades e do tempo. Assim poderemos dar um sentido, uma motivação e uma ocupação também aos nossos idosos e idosas. Assim poderão também se sentir em comunhão com toda a igreja que reza.
Dizer-lhes também que já trabalharam e caminharam muito e que agora, são os outros que devem cumprir também suas responsabilidades e seus compromissos. Para tudo há seu tempo como nos diz o santo livro da bíblia.

Pe.Bosco
Abril 09