31 de janeiro de 2010

BIBLIA

Muitas pessoas ainda não conhecem a bíblia. Para termos uma idéia a seu respeito, vamos lembrando que a bíblia nasceu no meio do povo hebreu. Ela é uma coleção de livros considerados pela igreja, escritos sob a inspiração do Espírito Santo e contém a palavra de Deus.
Nos livros da bíblia há uma mensagem de Deus dirigida a todos os homens.
O termo grego de onde provém a palavra bíblia significa ordinariamente: os livros. Em latim passou-se a ser chamada a coleção dos textos que formam as escrituras sagradas.
A bíblia completa contém 73 livros escritos que são obras de numerosos autores. Os títulos destes livros lembram às vezes o nome de seus autores, outras vezes o nome daqueles para os quais eram escritos. As pessoas que escreveram a bíblia viveram em situações e lugares diferentes. Por isso cada um é diferente e traz traços característicos de cada um.
Nesses livros está a palavra de Deus que serve de luz nas mãos de quem caminha na morte. Esses livros que brilham na caminhada do cristão estão dividido em duas partes: Antigo testamento e Novo testamento.
O antigo testamento narra uma história de centenas de anos antes de Cristo. É a história de um povo que acreditava fielmente que o próprio Deus caminhava com eles. Esse povo se chama povo de Israel. Em resumo, o antigo testamento nos mostra o grande amor de Deus para com esse povo.
O novo testamento está mais perto de nós. Ele narra a vida de Jesus, sua mensagem e suas obras. Fala sobre a vida das primeiras comunidades cristãs, como os apóstolos interpretavam o evangelho e como pregavam aos povos.
Há três pontos importantes para a gente lê e entender a bíblia:

1º Texto: É o que está escrito. A gente deve perceber a caminhada de uma vida que passou, más esta vida continua hoje.

2º Contexto: É o que a igreja reflete no texto.

3º Pretexto: A realidade do povo.

Sempre a igreja oferece a todos uma oportunidade para conhecermos mais a bíblia. Sempre muitas pessoas  estão se reunindo, refletindo, lendo e descobrindo os problemas da vida à luz do evangelho. Aproveite mais essa oportunidade.