31 de janeiro de 2010

Marcos 10-17-30

Não podemos ter nenhuma duvida sobre o obstáculo que a riqueza pode fazer ao reino de Deus. A prova é a mais plausível: aquele que parece convencido de ganhar o reino se dirigindo a Jesus, já demonstrando o seu interesse a partir do tratamento que lhe dispensa: BOM MESTRE.. Jesus o repreende dizendo que ninguém é bom, certamente já se referindo ao próprio rapaz.

Depois do dialogo sobre os mandamentos, Jesus lhe traz muita esperança: só uma coisa de falta. Tão pouco, mas tão difícil. Na lógica do reino, quem quer ganhar, era tudo o que ele queria, era a vida dele, tinha que perder aquilo que era supérfluo, para alem de suas necessidades.

A conclusão de Jesus é profundamente objetiva: é muito difícil entrar no reino, significando toda a parte de engajamento do ser humano. Não se trata de desfazer-se, mas de SEGUIR o mestre.

Pedro e os demais ficaram muito impressionados e querem saber agora como ficam eles. Com eles Jesus também é muito claro: Quem deixou tudo para seguir é como se tivesse feito um investimento: recebe muito mais com uma única diferença, COM PERSEGUIÇÃO e a vida eterna.

Estamos diante de uma belíssima pagina para ser retomada durante a semana. É importante enfatizar que a dificuldade não está sendo colocada por Deus, mas pelo comportamento egoísta que recai sobre o ser humano diante dos bens materiais.