25 de janeiro de 2010

ENC DE ANO


Meus irmãos e irmãs



Estamos celebrando neste momento a última missa do ano. É momento para agradecer a Deus pelo ano, uma grande oportunidade que o Senhor nos deu ao longo de 365 dias deste ano. A vida é um imenso milagre permitido por Deus que com Ele colaboramos ou não. Depende de nos A bondade de Deus certamente foi imensa nestes dias que terminam hoje. É claro que tivemos as dificuldades: elas fazem parte, pois ainda não conquistamos plenamente o céu. Elas nos lembram que devemos seguir o caminho. Sem elas nos acomodaríamos, não sentíamos a necessidade de seguir viagem e separá-las.
Tivemos neste ano muitas oportunidades para seguir o caminho. Certamente fomos falhos. Assim é a vida. Certamente não conseguimos realizar a sua vontade, e por isso ele nos oferece de novo mais um tempo. Assim poderemos cuidar melhor de nossas responsabilidades; assim poderemos tomar melhor nosso caminho.
A cada fim de ano não desejamos simplesmente um ano novo, mas um novo ano que supere os fracassos e insucessos do passado. A data nova não significa uma vida nova: Ela deve ser acompanhada de gestos e atitudes renovadoras.
A esperança deve ser posta na liturgia que hoje estamos celebrando: A festa da mãe de Deus e o dia mundial da paz. Devemos ter pressa como os pastores depois da comunicação do anjo: foram a Belém e encontraram Maria e José e o recém nascido deitado na manjedoura. E contaram a experiência que tiveram.
Um novo ano em nossa vida deve começar com esta pressa ao encontro de Jesus: queremos vê-lo, encontrá-lo, segui-lo, pois ele é Caminho Verdade e Vida como nos ensina São João. Ele nos convida: vinde a mim vos todos que estais cansados e eu vos aliviarei. Temos que atender a esse apelo no ano que começa. Sem ele nada podemos realizar.
Iniciar o ano celebrando a paz é também uma chamada de atenção para que a nossa missão no ano que chega esteja voltada para a paz. Muitos irmãos e irmãs precisam de nossa ajuda e proteção. Devemos como o anjo anunciar-lhes a boa noticia da possibilidade de uma vida melhor. Essa é a nossa missão. Começar o ano olhando para Maria a mãe de Deus e nossa mãe. Ela tem nas mãos e no colo a salvação para nos oferecer e nos apresentar como ofereceu aos pobres pastores da noite.
Desejo nesta ultima missa de fim do ano a todos e todas, um começo de ano seguido de um começo de vida cheio de esperança e de paz e de luz ELE É A LUZ – Feliz 2006 com muita fé, muita vida, muita esperança e muita solidariedade.


Pe Bosco
31/12/05