31 de janeiro de 2010

AMECC

ASOSCIAÇÃO MENORES COM CRISTO



Clientela



Trata-se de crianças totalmente empobrecidas e de famílias completamente desajustadas. É a vivência da opção preferenciais pêlos pobres que é evangélica, tão falada pêlos tempos idos em nossa igreja e recentemente tão esquecida dos discursos e, muitas vezes, da prática também.

Trata-se de uma experiência aberta, como a de Paulo aos pagãos. Não é algo para acolher ou resolver a situação dos meninos da cidade de Guarabira. De muitas outras cidades e até de outros Estados, a AMECC tem acolhido crianças. Não existe mais barreira entre judeus e gregos, conforme Paulo, formamos um só povo. Esta presença também nos faz pensar que em cada lugar a criança não está tendo a atenção que lhe é devida.

 

Trata-se do ideal para cada família.

 

Não se trata de uma prisão cercada de muros. As crianças possuem liberdade para permanecerem ou não.Aquelas que por razões diversas não se adaptam a experiência, na liberdade que possuem, vão embora. Voltando, assim para a vida na rua ou em suas casas. Elas chegam normalmente da rua, pois já perderam o contato com a família. Na AMECC constituem uma família com irmãos com os quais não nasceram. Também adquirem pais que não os conceberam biologicamente que são os monitores e o casal que convive com os mesmos em cada maloca.

A vida é muito bem estruturada e por isso,se torna formativa, possibilitando, assim,condições para que o adolescente possa se refazer como pessoa humana e se reintegrar na família e na sociedade.

Os horários são muito importantes na vida da pessoa humana. Na AMECC, os menores são conduzidos dentro de uma proposta formativa que os orienta para o estudo, a vida comunitária, o lazer, o trabalho e a experiência religiosa.

Na missa todos os domingos, a participação é muito interessante: participam da reflexão do evangelho, das preces e vivenciam, com muito silencio, o momento da eucaristia. Também um destaque para a participação nos cantos da missa.

Sabem se apresentar: de onde são, o nome, etc. Sabem agradecer, sabem recepcionar etc.

Ambiente, em seu conjunto, é muito agradável.Tudo está organizado em harmonia com a natureza que traz muita beleza àquele ambiente. As malocas que são as residências atendem a todas as necessidades de casa, dormida, armário individual, banheiros, etc.

O refeitório, um ambiente muito simpático para a convivência fraterna. O círio, as fotos, os vitrais, outros elementos de arte; a área de lazer com opções diversas. A construção de um ambiente maior para a escola. O local da oração e das celebrações é sempre organizado pelas próprias crianças que utilizam os elementos da natureza como plantas, flores, etc.

 

Observação:

É impossível imaginar um espaço que proporcione condições de vida melhor para quem vem da experiência da negação da própria vida.