31 de janeiro de 2010

Mateus 9,9-13

 Mateus
No tempo de Jesus estavam os doentes, pobres e pecadores; escribas, fariseus e doutores.
Jesus vai chamando aqueles que ele quer. Hoje contemplamos o chamado de Mateus. Este chamado foi mal visto pelos ouvintes de Jesus por que Mateus era cobrador de impostos, estes eram marginalizados por que cobravam para o império romano. Roubavam e tinha a força policial para executar as cobranças. Jesus quebra o esquema que divide os homens entre bons e maus, puros e impuros, chamando pecadores e cobradores de impostos. Mateus passa a ser seu discípulo. Na casa de Mateus Jesus toma refeição com os pecadores, quebrando ainda mais o esquema tradicional e por isso foi criticado.
A mentalidade de Jesus é completamente diferente: ele vem para reunir e salvar aqueles que a sociedade hipócrita rejeita como pecadores e maus. Para Jesus os doentes precisam de médico; a misericórdia é mais importante que o sacrifício quando se preferia o sacrifício. A opção pelos pecadores e não pelos justos. Mateus era um doente.
Tomemos o exemplo de Jesus no acolhimento a tantos que como Mateus são marginalizados da vida. Se não podemos ajudar também não devemos ficar julgando e condenando como quase sempre fazemos como se não tivéssemos os mesmos e até outros mais terríveis pecados.