31 de janeiro de 2010

MARIA

ASSIM COMO MARIA



Quando nós refletimos sobre a figura de Maria, são muitos os elementos de simplicidade e de grandeza que nela percebemos: É cheia de Graça, serva do Senhor, corajosa, fiel, perseverante, humilde, pobre, contemplativa, obediente... são qualidades que devem fazer parte da vida de todos os Cristãos; são qualidades sem as quais não é possível viver o evangelho. É por isso que a Virgem Maria é modelo para todo o povo de Deus. Ela é a mulher que soube assumir e viver a palavra. Mesmo sem compreender, ela guardava no silencio do coração os mistérios da vida que Deus lhe ofereceu.

Maria é a figura que abre caminho para o novo. Vindo sobre ela a força do Espírito santo, Maria se torna a mãe do filho de Deus, o nascimento de Jesus graças ao sim de Maria é a maior novidade, a novidade absoluta que a humanidade já vivenciou. Maria também presente em Pentecostes inaugura o tempo novo dos Cristãos vivenciando a vinda do Espírito sobre a igreja. Maria na igreja é a estrela da nova evangelização. Isto significa dizer que nos não podemos anunciar a boa nova do evangelho, se nos esquecermos de Maria e do seu testemunho. Evangelizar de modo eficaz é contar com o exemplo de Maria, a primeira criatura humana que foi evangelizada e salva através do plano de Deus. Neste mês de maio, vemos realizada a profecia: “doravante todas as gerações me chamaram de mulher bendita”.
“Maria, mãe dos caminhantes ensina-nos a caminhar “. Assim se canta , pois, aquela que caminhou de muitas maneiras há de nos ensinar a seguir os passos de Jesus de Nazaré.
A presença de Maria no Novo Testamento e na vida de Jesus é de uma esplêndida beleza. Quando nós abrimos o Evangelho de são João 2, encontramos as Bodas de Caná, uma festa de casamento para a qual Jesus, seus discípulos e Maria estavam presentes. Naquele ambiente, como mulher atenta às necessidades, Maria expõe a Jesus a situação daqueles noivos: o vinho, sinal de festa, alegria, estava se acabando. Maria, como convidada, não hesita em se envolver e levar a Jesus aquele problema. Quando Jesus se mostra indiferente, Maria ainda recomenda aos serventes que façam o que Jesus mandar.
Assim, Maria recomenda a todos nós que o importante é seguir as orientações do Mestre. Ela aponta para seu Filho, o vinho do casamento entre Deus e a humanidade. Faça tudo aquilo que Deus mandar, a pedido de Maria é a vocação de todo e qualquer cristão .