31 de janeiro de 2010

MARCOS 9,3

A Transfiguração
Este tema faz parte do primeiro anúncio da Paixão e Ressurreição. Estamos no centro do Evangelho de Marcos que procura responder à pergunta: “ Quem é Jesus” ? Entender a Transfiguração é importante para se dar uma resposta sobre a Pessoa de Jesus e sua atividade como também esclarecer sobre o caminho que os apóstolos devem seguir.
Através da montanha, das vestes, da nuvem e da voz do Pai que lembram a manifestação de Deus, o texto tem seu ponto alto na voz: “Este é o meu Filho amado”.
Pedro tinha confessado que Jesus era o Messias. Como no batismo, o Pai declara que Jesus é o Filho amado. Fica esclarecido que Jesus é o Messias cheio de autoridade divina pois ele é o próprio Filho de Deus. As escrituras dizem que Jesus age em nome de Deus e que ele realiza o Antigo Testamento[Lei e Profetas representados por Moisés e Elias.] É escutando Jesus o Messias de Deus que se realiza a vontade do Pai[escutem o que ele diz]. Paro ouvi-lo é necessário se colocar em sua perspectiva, porém, os três presentes não entendem o caminho a ser percorrido por Jesus. Pedro não aceita a crucifixão. Tiago e João ainda vão sonhar com o poder. Eles imaginam um Messias cheio de poderes no horizonte da Política.
A Transfiguração é uma amostra da glória de Jesus na ressurreição. Esta só acontecerá no final do caminho da cruz. Os três que contemplaram este quadro serão também testemunhas por ocasião da agonia de Jesus.
Vencer a tentação do triunfalismo e do fácil é uma necessidade. O amor sincero corrige esta mentalidade de um cristianismo pomposo, poderoso, muito visto. No evangelho Jesus é o servo de Javé e dá as mesmas orientações aos seus discípulos.