31 de janeiro de 2010

Mt 13,36-45

 Joio e trigo
Jesus deixa a multidão e vai para casa com os discípulos. Os mesmos estavam num período de formação. Precisam aprender bastante e muitas coisas não compreendiam. Em casa, perguntam sobre a parábola contada por Jesus às multidões. Jesus responde:

• Quem semeia a boa semente é o Filho do Homem e esta é a Palavra, o ensinamento, a mensagem nova que Jesus veio trazer para a humanidade, é tudo de bom que foi comunicado.

• O campo é o mundo, é o coração das pessoas onde a semente é plantada.

• A boa semente são os filhos do reino, aqueles que se convertem e seguem a mensagem. São os que se tornam a presença do reino dentro da historia. É o reino que vai crescendo através deles.

• O joio é a erva maldita, são os filhos do diabo, semeado pelo diabo. Aqueles que vivem para fazer o mal, destruir, etc

• A colheita é sempre o momento de recolher e destruir, é o julgamento.

• Os ceifadores são os anjos comandados pelo Filho do Homem. É o momento da separação da felicidade, da alegria e da tristeza.

Aqui está a explicação da presença do Reino dentro da história da nossa vida feita de bons e maus. A vinda do Reino entra em luta contra o espírito do mal e conduz os justos até a vitória final. É a história humana dividida em dois exércitos em luta. A insistência está no fim onde Cristo glorioso, com seus anjos, será o grande ator. Ele nos purificará de todos os males. Até lá contamos com a paciência de Deus. A ultima palavra será a sua o que é uma imensa esperança, para quem, ainda oprimido, adere a ele. Na realidade atual é muito difícil distinguir o bem e o mal. Por isso, a paciência de Deus nos estimula à conversão. O mal vai atormentar aqueles que dele se aproximarem e vai afastá-los de Deus para sempre; o bem vai tornar os fiéis luminosos como ele para sempre.