31 de janeiro de 2010

Mt 11,25-27

 A face do Pai
A vinda de Jesus a este mundo tem um grande objetivo que é tornar conhecida a misericórdia do Pai e mostrar a todos como é grande o seu amor para conosco. Trazendo esta mensagem, Jesus não foi acolhido e apoiado pelas autoridades religiosas do seu tempo tidas como as mais importantes e bem vistas pela elite. A presença dos mesmos na missão de Jesus tinha um objetivo muito definido: observar com o objetivo de condená-lo.
Em contra partida temos todos os simples e pobres. Para estes, a religião era um peso e uma barreira na medida em que eram impedidos de se relacionarem com Deus. Para eles ninguém olhava e muito menos se aproximava. Estes encontram em Jesus um grande apoio. Ao mesmo tempo, a palavra de Jesus é acolhida com muitas alegria por todos os excluídos de então. Este fato, é interessante, leva Jesus a um grande momento de louvor a Deus. Ao menos, é a única vez que o Evangelho registra uma oração de louvor ao Pai, feita por Jesus, tratando-se dos pobres e humildes que acolhem a mensagem do Reino.
Também hoje a alegria de todos os simples diante da palavra de Deus é imensa. Todos eles são os mais disponíveis para os trabalhos da ação evangelizadora. Os ricos ainda não muito ocupados com seus bens. Jesus sentiu isso e agradeceu a Deus por que os que jamais poderiam fazer a experiência de Deus encontraram nele o caminho a verdade e a vida.