31 de janeiro de 2010

Mt 10,24-33

Medo
 
Todos somos marcados pelo medo em nossas vidas. Trata-se de um sentimento como a alegria, a tristeza, etc
O medo de muitas coisas nos acompanha: das doenças, da morte, da violência, das críticas, das perseguições, das injustiças, do futuro, das surpresas da vida. Por isso, Jesus apresenta motivos para superar o medo:
- As perseguições nos tornarão semelhantes a Ele. Este fato deve nos deixar tranqüilos. Se o discípulo não é maior que o mestre; se o servo não é maior que o senhor e se chamaram o Senhor de príncipe dos demônios, então o discípulo deve ficar tranqüilo diante das perseguições e calunias.
- O Evangelho vai triunfar e a inocência dos apóstolos serra posta em plena luz. Por isso, Jesus convida a não Ter medo deles pois tudo o que estiver o mais oculto possível será descoberto. E conhecido.
- Os perseguidores serão impotentes diante da verdadeira vida. Eles matam o corpo mas não podem matar a alma. Mais um motivo para confiar.
- Aos apóstolos são infinitamente caros ao Pai que cuida deles. Precisam confiar nele, até os cabelos estão todos contados. Se Deus cuida da natureza, dos pássaros, muito mais cuidará de vocês.
- Ter a coragem de se declarar diante dos homens como seguidores de Jesus.
Pensar que pertencer à igreja significa refugio seguro, livre da perseguição e da tempestade, para se desiludir bastam as palavras de Jesus neste texto.