9 de março de 2011

Quarta Feira de Cinzas

Hoje a igreja inicia a sua caminhada para a páscoa por um período de 40 dias. Trata-se de um tempo favorável. Além das inumeras caminhadas, é necessario fazer uma caminhada interior a partir do coração como diz o profeta Joel. Rasgar as vestes não é suficiente. As mudanças externas não são suficientes.
A liturgia do evangelho nos fala das três colunas próprias do tempo: Oração, Jejum e caridade. Com estas praticas podemos nos relacionar com Deus, Conosco e com o proximo Elas  devem, no entanto, ser vividas no mais profundo  anonimato. Que ninguém saiba o que está sendo feito para que Deus possa ser a recompensa. Quem procura aparecer já foi recompensado.
Ao lado da quaresma está a Campanha da Fraternidade voltada para o tema da natureza. Como a humanidade tem procedido a natureza vai morrendo e matando tambem. Basta observar os contrastes: Secas e Enchentes.
A CF tem o seguinte objetivo:
"Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-los a participar de debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta." Toda população brasileira está convidada a colaborar para que tenhamos vida no planeta.