9 de maio de 2011

Fantástico aponta problemas na distribuição da merenda de JP

Da Redação paraiba 1 8 de maio 2011

Uma reportagem especial do Fantástico que mostrou problemas na distribuição da merenda em escolas municipais de João Pessoa foi ar neste domingo (8). Entre as irregularidades apresentadas estão o transporte inadequado de alimentos e cardápios incompletos.
O repórter Mauricio Ferraz fez uma ronda por escolas de todo território nacional e descobriu uma situação alarmante. Comida com a validade vencida, com insetos e mal estocadas foram algumas irregularidades encontradas.
Durante um mês, cruzando o território nacional, equipes do Fantástico investigaram a qualidade da merenda escolar e o que encontraram é um escândalo.
Foram dezenas de flagrantes. Em algumas escolas, a merenda é tão ruim que ninguém consegue comer e quase tudo vai para o lixo. Em outras, simplesmente não existe comida para os alunos.
Na Paraíba, o principal problema apresentado foi o desperdício gerado por problemas no cardápio. Nas duas escolas visitadas, as crianças jogaram a comida fora por não terem gostado do sabor. A reportage flagrou ainda cozinheiras jogando uma grande panela cheia de comida no lixo e um carro sem refrigeração fazendo a entrega de carne congelada nas escolas.
O Ministério Público recomendou, no ano passado, que o contrato com a empresa terceirizada que oferece as merendas, a SP Alimentação, fosse descontinuado uma vez que ela estaria envolvida em irregularidades em outros estados. Apesar disso, o contrato com a prefeitura foi renovado.
Procurada pela reportagem do Fantástico, a prefeitura informou que nunca foram feitas acusações de irregularidades na prestação de serviço da empresa SP Alimentação em João Pessoa e sobre o gosto ruim da merenda que 90% dos diretores de escolas municipais aprova o cardápio adotado pela empresa