18 de maio de 2011

Alimentos em Araruna

Promotora de Araruna constata que alguns alimentos vencidos são servidos na merenda escolar

Publicado em 12 maio, 2011 // Comente esta notícia





A Promotora Ana Maria Pordeus, da comarca de Araruna, juntamente com a Vigilância sanitária municipal formou uma comissão que inspecionou terça-feira, 10 de maio, as merendas das escolas municipais situadas na sede do município. Constatou-se varias irregularidades dentre as quais destacamos: Alimentos vencidos, Mau acondicionamento dos alimentos, Falta de equipamentos de higiene das merendeiras, Faltas de Freezers entre outros. Entenda o procedimento da comissão:

• A primeira escola inspecionada foi ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ALVES TORRES: Encontraram-se Alimentos vencidos, mau acondicionamentos de alimentos e merendeiras sem equipamentos de higiene.
 
• A segunda parada da comissão foi o ALMOXARIFADO CENTRAL, pois se percebeu que esta informação sobre os alientos vencidos iriam ser repassados para as autoridades e estas iriam mandar funcionários em todas as escolas para retirarem os alimentos vencidos. Ao chegar ao almoxarifado a Promotora Ana Maria Podeus encontrou merenda já separada para as escolas, porém averiguo a existência de alimentos vencidos e continuando a vistoria no almoxarifado encontraram-se outros alimentos com data de validade ultrapassado, no entanto o chefe do deposito disse que estes alimentos seriam substituídas pela empresa fornecedora.
• Ao voltarem do almoço, foi visitada inicialmente a Escola João Moreira. Ao chegar a comissão avistou um funcionário do executivo municipal, mais conhecido como Lucio Rato, tentando retirar os alimentos vencidos, porém saiu ao ver a Promotora. O grupo de inspeção constatou, nesta escola, que tudo estavam em ordem.

• Em seguidas foram visitadas as Escolas Dep. José Targino Maranhão, PETI e Educandário, em todas os problemas constatados foram: Mau acondicionamento dos alimentos, Falta de equipamentos de higiene das merendeiras, Faltas de Freezers, Depósitos e Armários. Haja vista que não haveria mais alimentos vencidos já que funcionários passaram antes recolhendo.

 

A Promotora Ana Maria Podeus disse à reportagem que deu um prazo para que as escolas fossem colocadas em ordem e comentou também que este procedimento se tornara rotina, pois o dinheiro publico deve ser aplicados de forma correta, disse ainda a Promotora que é inconcebível escolas não terem geladeira para acondicionar os alimentos e também mencionou que as merendeiras não recebem nenhum tipo de equipamento de higiene.

Ana Maria Podeus ainda comentou que fiscalizará todas as escolas nos próximos dias.

 

Fonte: Araruna1

Focando a Notícia