8 de julho de 2010

Eucaristia.




A igreja do Brasil ano longo dos anos tem realizado congressos eucarísticos. Trata-se de celebrar com mais intensidade o mistério da eucaristia em nosso meio. Jesus garantia para todos nos a sua presença: na palavra, nos irmãos, mas em especial no sacramento do seu corpo e seu sangue. Na verdade, em todos os demais sacramentos nos temos os sinais externos através dos quais nós sabemos que nos comunicamos com Deus e Deus se comunica conosco. Só na eucaristia nós temos a comunhão direta com o Senhor. Isto é o meu corpo, tomai e comei, isto é o meu sangue tomai e bebei. É exclusivamente em Jesus que podemos nos alimentar.
Por outro lado, já que a comunhão com o senhor deve se tornar visível, nós temos necessidade de viver em comunidade, pois, ai se manifesta ou deve se manifestar a nossa comunhão com Jesus. Como nos dissera o apostolo João que amar a Deus é amar ao próximo, assim podemos demonstrar na convivência e no amor que a nossa união com Cristo é real, verdadeira e sem hipocrisia.
Antes e durante o tempo de congresso se teve como ponto de reflexão a expressão que em todas as missas a assembléia repete depois que o presidente da celebração anuncia: O Senhor esteja convosco e a assembléia responde que Ele está no meio de nós.Essa expressão é o anuncio constante do privilegio que temos da eucaristia.
Portanto, a cada dia, temos a tarefa de a cada momento de nossa vida, em nossas celebrações nas comunidades e nas casas religiosas de podermos contemplá-lo entre nós, agradecendo a Deus pelo mistério da encarnação que se eterniza na presença de Cristo em nosso meio e nos corações das pessoas que se alimentam do pão do céu.

Pe Bosco