23 de maio de 2008

Voce e os outros

Você e os Outros
Certamente você é uma das pessoas que reclama demais com a sua vida. Deus já foi chamado muito vezes à atenção por você, por se sentir injustiçado per Ele. Você pensa que tudo tem dado errado em sua vida. Tanto que você reza, no entanto, nada dá certo. De fato, Deus deixou de olhar e de lhe atender em suas necessidades.
Será que você tem razão ? pense um pouco. Você já passou grandes necessidades,além do normal? Já ficou doente a tal ponto que fez a experiência da morte? Já vivenciou em sua vida ou na vida de sua família grandes sofrimentos? Se estas pergundas forem respondidas de forma negativa, você não tem tantos motivos tão graves para reclamar de sua vida e sobretudo blasfemar contra Deus.
Olhando bem, a nossa vida que parece a mais desgraçada de todas, pode ser a mais privilegiada diante de situações outras.
Na história da humanidade, e até ao nosso redor, as experiências de sofrimento se acumulam demais. Até chagamos a nos perguntar o por que de tanto sofrer, o que na verdade causa tanto sofrimento.
O que existe de mais grave na nossa cultura é atribuir,sobretudo a Deus, as dores e os sofrimentos. Aquele que nos criou para a vida, a felicadade e o bem, como poderia nos torturar pela negação da vida?
Poderíamos, então, nos perguntar, porque então o sofrimento, de onde ele procede?
Em primeiro lugar, ele está inerente em nossa constituição humana. A vida de todos os seres está marcada pela alegria e pela dor. Em segundo lugar, nós podemos também antecipar o sofrimento. Ou seja, existem caminhos que noas conduzem mais facilmente para o sofrimento. Estes, precisaríamos tentar evitá-los. Assim, poderíamos colaborar com o Deus da criação e da vida.
Cetamente você conhece a narrativa sobre um personagem chamado Jó. Ele fez uma triste experiência do sofrimento. Tentaram, de todas as maneiras, de convencê-lo, que Deus seria o causador daquela situação e Jó se manteve fiel até o fim.
Em Deus não pode existir contradição. Uma contradição imensa seria aquela que promove a vida ser capaz de ceifá-la de forma desumana e arbitrária, como por exemplo, por ocasião de um acidente.
O sofrimento em si não é bom. Ele só tem dimensão redentora quando, sem nenhuma outra possibilidade é assumido e oferido ao Pai, na busca da sua vontade, como Jesus na hora da sua Paixão.Jamais nos esqueçamos que o sofrimento é a atapa anterior que nos leva a Deus. Passar por ele é condição que não podemos evitar,no entanto, não foi para ele que Deus nos criou mas para a felicidade definitiva, para o banquete eterno. Também não esquecer que é possível aliviar a angustia e o sofrimento, diante de uma situação de maior sofrimento.
Pe Bosco