23 de maio de 2008

Pascoa

Páscoa

Este tempo é visto sobretudo como momento de festa tirado o seu sentido original, relacionando-a apenas com a comida. Até mesmo os que fazem regime dizem os outros que devem ser liberados para o chocolate, tido como tentação irresistível. O mesmo tornou-se uma das grandes indústrias do momento. Incentivar o seu consumo é difundir uma grande fonte de renda. Por incrível que pareça, Páscoa do ponto de vista pagão é simplesmente chocolate nas suas mais variadas formas. Afinal de contas, nesta nossa sociedade, dependendo do interesse, tudo muda de sentido para que se alcancem os objetivos desejados. Assim foi mudado o sentido verdadeiro da Páscoa.
Na tradição biblica, a Páscoa significa passagem e ela está estritamente ligada com a vida, tendo a mais importante significação na história do povo de Deus. Jamais foi esquecido aquele momento, no qual, Deus viu e ouviu a aflição do seu povo no Egito e resolveu libertá-lo através do chamado de Moisés.Tratou-se da passagem da dura escravidão do Egito sob o poder do faraó, para a terra da sociedade tribal, fundamentada na lei do amor a Javé que se apresenta como um Deus ciumento, isto é, que jamais aceitaria o relacionamento de seu povo com outra divindade.
Hoje celebramos a Páscoa da nova aliança. Tudo o que fora celebrado na Antiga Aliança, teve o seu ponto alto na Nova Aliança, onde Jesus tornou-se a plenitude da presença de Deus. O novo templo, o novo Moisés, o novo Adão, o novo altar, o novo cordeiro, o novo e eterno sacerdote, etc.
Hoje, para nós, a páscoa continua tendo o grande sentido de passagem. A cada dia e a cada momento, devemos passar de tudo aquilo que nos impede o acesso ao reino, a Deus e aos irmãos para uma situação diferente.
Temos, portanto, o grande desafio para nos tornarmos cristãos, não apenas católicos, que segnifica universal. O cristão é mais concreto e age de forma particular, seguindo o Cristo na sua real situação, carregando com ele a cruz e também com ele resuscitando através dos pequenos sinais de libertação.
Viver portanto a Páscoa, na liturgia cristã não significa frequentar as celebrações da semana santa, mas todos os Domingos acontece a Páscoa de Jesus em nossas vidas. Deste modo, a missa não é apenas mais uma celebração, mas, a mesma celebração da ceia que Jesus realizou. O ministro ordenado, ao celebrar, age na pessoa de Cristo. Ele, como sempre, continua a eterno e verdadeiro sacerdote que celebra. Quanto a nós, que participamos do mesmo pão e do mesmo cálice, somos chamados a colocar em prática as palavras: FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM, ou seja, entregar o próprio corpo como ele fez pela humanidade inteira.
Na verdade, através de uma situação de injustiça e iniquidade, fruto da maldade humana, onde Jesus foi a vítima dos caprichos humanos, Deus, por sua vez deu o sinal de sua presença e resgatou o seu filho do mundo dos mortos, resgatando ao mesmo tempo a todos nós que nele fomos salvos.


Pe Bosco.