23 de maio de 2008

Comunicação

Sejamos Comunicação

A característica fundamental da pessoa humana é ser capaz de entrar em relação com a natureza, com o mundo e essencialmente com seus irmãos e irmãs. Quando nos falta esta possibilidade perdemos o gosto de viver. Tenho uma experiência recente: Um presidiário que agora conseguiu da justiça o direito de trabalhar fora da prisão, parece não ser a mesma pessoa.
Deus também é comunicação, tanto em nível da Trindade, quanto ao nível das relações com a criação. A Bíblia é o grande testemunho da historia do Deus que permanentemente se aproxima e se comunica com o seu povo. Criado à Imago Dei, o Povo aprendeu do próprio Deus a possibilidade e a importância da comunicação.
Precisamos rever a quantas anda a nossa comunicação hoje.
Os nossos adolescentes, que já são tão familiarizados com o computador e com a internet não conseguem imaginar a situação de Guarabira pelo final dos anos 70.
Nenhuma Radio existia. Surgiu a Radio Cultura de Guarabira; só existia uma linha telefônica no Posto de Serviço da Telpa que atendia ligações dos ramais e fazia ligações interurbanas; todos os outros meios de fácil comunicação chegaram muito depois.
Hoje é impossível pensar a Guarabira daqueles anos. Seria uma frustração imensa para a nossa juventude não só daqui mas do nosso país voltar ao passado. Temos, na verdade, uma grande inovação e o privilegio da fácil comunicação com o mundo.
Onde está o problema ocasionado por estas mudanças?
O primeiro e grande problema é que nós somos irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai, mas, na verdade, a nossa irmandade deixa muito a desejar. Aquilo que é bom e necessário não chega para todos. A muitos falta a comida, a moradia, a saúde, etc. Ou seja, Guarabira é a mesma ainda para a grande parte da população que permanece na mesma pobreza, por mais que se faça propaganda bonita da cidade, a realidade é outra.
Outra questão muito séria dos Meios de Comunicação a nível global é poder perceber o serviço que prestam,sem o qual não teríamos o acesso tão rápido às noticias e aquilo que poderia ser diferente. É lamentável ter presente que muitas vezes os Meios de Comunicação são um desserviço à população: fazem apologia ao crime, defendem a violência, incentivam o controle da natalidade quando poderiam incentivar um planejamento familiar, desvalorizam a religião e desconhecem o dado da fé, motivam a expansão do vicio, da droga, do aborto etc.
Jamais podemos esquecer que por melhores que sejam os nossos Meios de Comunicação (sem eles não podemos mais atingir as massas), por trás de tudo existe uma ideologia, um interesse e uma política a ser defendida. Só se divulga aquilo que está de acordo com o referido dono e que não fere seus interesses, mesmo que se fale em liberdade de imprensa. Duvido que um apresentador de noticias ou um locutor de qualquer Radio ou televisão possa dizer, de fato o que ele pensa. Ele está praticamente obrigado a divulgar apenas aquilo que é o pensamento do patrão. Se for desobediente será um desempregado.
Isso é um sinal de que muita coisa ainda precisa melhorar.

Pe Bosco