23 de maio de 2008

Realidade

Olhando ao nosso redor

Olhando ao nosso redor , a situação social está da forma mais grave possível. As greves váo despontando em todas as categorias da sociedade. Até quem ganha mais que o suficiente para viver, também já aprendeu o exemplo dos pobres e tem se manifestado com ameaças de greve. Vamos para um caminho em que tudo estará paralisado: saúde, policiais civis, militares e federais, educaçáo, operários, caminhoneiros, sem terra, sem teto etc Nunca aconteceram tantas manifestaçóes neste País como nestes tempos que encerram o segundo miiénio.
Como tem sido o comportamento das autoridades, diante destes fatos: primeiro, existe a politica de vencer as categorias, náo pelo diáiogo mas pelo cansaço. Esta é a democracia que respiramos. A autoridade se tranca e póe a polícia ao seu redor para náo ser incomodada. Onde se viu que o representante do povo se esconda para náo atendé-lo, se feche ao diáiogo? Segundo, reprime as manifestações, usa da força até das armas, para acabar as manifestações justas e ordeiras, pois a desordem parte das próprias autoridades que de forma desumana náo investem no bem e em melhores condiçóes de vida para o povo.
Infelizmente, o único recurso para os excluidos da vida social é a manifestação pública através da greve. Bem que tem razão o Bispo Emérito de Goiás, Dom Tomaz Balduino, quando defende a ocupação pacífica dos prédios públicos e com ele eu estou de acordo.
Aqui em nosso Estado, os policiais militares que partìciparam da greve, estáo sendo indiciados, perseguidos, acusados de desobediéncia ou crime. Se eles pedem nos postos de poiícia, sáo criticados, se podem aumento de saiárío, náo recebem, se roubam, estáo errados. 0 que fazer ? para mim, estáo totalmente certos pela greve que fazem e também estáo certos quando pedem esmola na operapáo Manzuá. Melhor assim do que entrarem em outros esquemas desonestos. Quem sobrevive com a famíiia, com um saiárìo mínimo náo tem sequer seguranga propria, corno vai cuidar da segurança dos outros?

0 quadro grave do nosso País é a questáo social que se torna sempre mais grave na medida em que nela não se investe. O clime parce de uma guerra civil. No entanto, para conter os pobres que não são atendidos e escutados, agora se estuda a reelaboração da Lei de Segurança Nacional.







Padre Bosco