23 de maio de 2008

Missao


FUNDAMENTOS DA MISSÃO

Em primeiro lugar, devemos lembrar que a missão procede da Missão do próprio Jesus. Enviado pelo Pai fazendo-se carne (Jo.1) para manifestar os sinais do Reino de Deus, Jesus compõe o grupo dos seus discípulos.
No dia da ressurreição, quando Jesus aparece aos seus, faz o envio, da mesma maneira que foi enviado, entregando, através do gesto, o sopro, a graça do alto, o Espírito Santo. (Jo.21).
A razão de ser de Igreja é a necessidade de fazer a missão. O próprio Jesus constatou: “A messe é grande e os operários são poucos”. Pede para que se reze ao Dono para que não deixe de cuidar do seu campo.
A missão não consiste apenas em um movimento animado e passageiro como fazem os missionários. Trata-se de uma dimensão necessária mas de pouca eficácia. A missão deve ser um movimento organizado, com planejamento e avaliação, métodos que atinjam a realidade.
Também a Missão não é apenas para outros povos. Deve ser o dinamismo interno de vida das Igrejas particulares e paroquiais.
Quando Paróquias ou comunidades se organizam criando uma estrutura, ficando apenas com tempo para mantê-la, cria-se um espírito burocrático e rotineiro sem tempo e espaço para a criatividade.
Hoje, com o desafio da modernidade e da dinâmica do mundo, criando sempre desafios novos, os responsáveis pela missão se sentem provocados, impotentes e muitas vezes desanimados para cumprirem as palavras de Jesus “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”(Mt.28).
Outubro é o mês da Missão no sentido de chamar a atenção para uma realidade que deve estar presente sempre, fazendo conhecer a Igreja.
O Espírito de Pentecostes que despertou ânimo nos Apóstolos, também acordo as estruturas, muitas vezes apodrecidas, em nossas comunidades, para fazer surgir o NOVO necessário no Trabalho de Evangelização.

Pe Bosco