27 de maio de 2020

UNIDADE CRISTÃ



27/05/2020
PE BOSCO

Estamos celebrando a semana de oração pela unidade dos cristãos. De modo geral, essa semana não tem muita repercussão nas comunidades menores.  Falta-lhes a consciência da importância desse tema tão desejado pelo próprio Cristo conforme o texto joanino no capitulo 17.
Em nossas comunidades existem muitos sinais de vida e de ressurreição, partilha e solidariedade. Mesmo assim, como acontece com o joio e o trigo, as divisões são muito freqüentes entre grupos e comunidades também. A falta de unidade e comunhão se tornam grave pecado contra  o desejo de Jesus.
Rezando pela unidade, que não anula a identidade de nenhum grupo, o desejo é de que todos trabalhem na cooperação missionária para a expansão do reino de Deus.
O desejo de Jesus é de que todos sejam um, João 17,21, de tal modo seja a comunhão e a possibilidade de trabalho em comum, cada pessoa com a sua peculiaridade e diferença, no entanto, todos colaborando com a mesma finalidade, sem disputas e indiferenças. Esse na verdade é o grande desafio do ser igreja hoje. Em nome da autonomia e da manutenção de interesses de grupos, prevalece o particular em detrimento da unidade e da comunhão eclesial.
Na festa de Pentecostes, celebramos a vinda do Espírito Santo sobre a igreja. Ele é o advogado prometido por Jesus para que se tenha a compreensão da missão apresentada como a alma da igreja. Alma quer dizer animo; sem alma não se tem vida. A igreja sem o Espírito será um corpo sem vida e jamais terá a possibilidade da unidade.
Na carta de Paulo, a primeira aos coríntios, capítulo 12, o apóstolo chama a nossa atenção sobre os diferentes dons, mas tudo provém do mesmo espírito. Isso significa que ninguém pode atribuir a si próprio os dons, mas precisa reconhecer que são provenientes do espírito.
São Paulo ainda acrescenta que o Espírito concede a cada pessoa o seu dom para o bem e crescimento da comunidade cristã. Assim é pelo espírito de Deus que devemos ser conduzidos. Como São Paulo em gálatas 5, 16 nos diz: “Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês..”
Celebrando a festa dele, do Divino, tenhamos essa consciência de que a continuidade da missão passa por Ele que nos fará compreender todas as coisas. João 14,26.