2 de maio de 2020

MUITOS VIRÃO



02/05/2020
PE BOSCO

A sociedade é líquida e também fragmentada. As intuições perderam o que significava; antes muito sólidas e hoje bastante vulneráveis. A mudança de época, sobre a qual não se pensa, trouxe grandes transformações na vida da sociedade. Passamos de um mundo mais estável para um mundo inteiramente fragmentado e global, mantendo todas as desigualdades do ponto de visto social e econômico, no qual os ricos continuam sempre mais ricos e os pobres em extrema pobreza.
O mundo das redes sociais trouxe grandes transformações, com inúmeras vantagens para a vida da sociedade. As distâncias que antes separavam por demais as pessoas, hoje as tornam tão próximas, é claro, através do mundo digital com comunicação em tempo real, algo que não se imaginava.
Aspectos muito positivos, que podem até salvar vidas, dada, a facilidade, de socializar boas práticas. Os aspectos negativos presentes em tudo quando as mídias são usadas a serviço do mal.
Com as redes sociais as pessoas se sentem empoderadas. É natural na natureza do ser humano o seu desejo de aparecer, se projetar, assim somos todos nós. Com as mídias em nosso controle, podemos nos sentir mais participativos e presentes. Essa dimensão é muito significativa.
O problema consiste no seguinte aspecto: quando eu, na minha individualidade, me imagino capaz de opinar sobre todos os assuntos, desde os mais simples e os mais complexos, começo me impor sobre os outros, e, sem base sólida, passo a idéia de ser científica ou divina a minha teoria. Isso tem acontecido com muita freqüência. Outro erro grave que passa a acontecer é quando tomamos quase tudo como verdade, por circular nas redes sociais. Nem temos a coragem de pesquisar nas redes sócias a veracidade das notícias e, por isso, espalhamos notícias falsas.
Disse o Senhor, com toda precisão, que tivéssemos cuidado com os falsos profetas. Aqueles que se dizem enviados por Deus, mas falam em nome próprio, defendendo as próprias idéias, com interesses escusos. Existem os que culpam a Deus pelas mazelas humanas, os que anunciam catástrofes, os que prometem curas, os que vendem produtos milagrosos, desvirtuam as orações, etc. Mateus 24.
Cuidado com os falsos profetas nas mídias para tirar proveito próprio.