9 de maio de 2020

CORAGEM NECESSÁRIA




09/05/2020

PE BOSCO


A pessoa humana convive com muitos medos e inúmeras inseguranças. A pessoa humana se imagina invencível, forte, eterna neste mundo; não pensa na vida e não pensa como está vivendo o hoje de sua história, mas a realidade não é esta que imaginamos. Somos muito frágeis. Somos como um vaso de barro valioso, mas se segurança ou consistência. Qualquer desequilíbrio ou mal estar pode nos afetar.
Precisamos aprender a conviver com o medo, pois ele fará sempre parte de nossa vida e história, como sempre fez parte da vida dos discípulos de Jesus. Por isso, certa vez, antes de sua participa ele disse aos seus que não ficassem perturbados em seus corações. É verdade que por quase nada se angustia o nosso coração e até manifestamos isso aos outros.
O medo leva a angústia; o medo pode paralisar as pessoas, como de fato acontece com muitas pessoas, porém, não podemos nos deixar pela insegurança e pelo medo, pois são realidades que fazem parte de nossas vidas.
Existem muitos pensamentos sobre a necessidade de viver bem e com coragem; uma desses é de Charles Chaplin que diz: “A vida é maravilhosa se não se tem medo dela”, isto é, medo de assumir os desafios que lhe acompanham.
Em se tratando da vida cristã, o momento mais assombro foi do tempo dos primeiros cristãos perseguidos e mortos. Mesmo assim, não houve acomodação, mas coragem para prosseguir o caminho. O sangue dos mártires era como semente para novos cristãos. A perseguição não vencia os ânimos, por isso continuavam no caminho a seguir.
O martírio acompanha toda história do cristianismo; homens e mulheres, que por causa da fé e do seguimento a Cristo, entregam suas vidas, superam o medo, levam consigo uma força maior, que é do próprio Deus que os envia para a missão.
Na primeira carta aos coríntios, 16, 13 está escrito: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens corajosos, sejam fortes”. Estas palavras revelam o contexto no qual viviam os cristãos na igreja primitiva. Perseguição e morte. Não ter medo daqueles que podem matar o corpo, mas não podem matar a alma, conforme  citação de Mateus capítulo 10.
Claro que vamos seguir com nossos medos humanos, mas não podemos nos omitir diante da verdade do evangelho.
A vida cristã é um grande desafio.