2 de maio de 2020

O SENHOR É O MEU PASTOR


02/04/2020
PE BOSCO

Neste final de semana celebramos o domingo do Bom Pastor, no quarto domingo da páscoa. Todos os anos nós temos essa oportunidade fantástica de refletir o capítulo 10 do evangelista João que nos apresenta essa bela mensagem.
A imagem do pastor vem da realidade do campo, como nós conhecemos tão bem. Em se tratando do rebanho bovino, para nós se trata da figura do vaqueiro. Já na cultura de Jesus, na criação das ovelhas se destaca a figura do pastor; já no seu nascimento, os pastores foram os primeiros a receberem a notícia do seu nascimento.
Jesus se apresenta como o Bom Pastor, como aquele que dar a vida pelas ovelhas. Isso implica numa dedicação integral e no cuidado da ovelha que se perde, como atentamos no capítulo 15 de Lucas. O pastor não sossega enquanto não encontra a ovelha que se perdeu. Assim Jesus define a sua identidade e assim procedeu dando a vida pelo rebanho.
Imaginar a Deus como pastor talvez seja difícil para muitas pessoas por causa da formação e da concepção que tiveram de Deus, mas, se trata de algo muito significativo. Não é por acaso que rezamos ou cantamos que o “Senhor é meu pastor e nada me faltará”.  Não basta cantar ou rezar, mas trazer para a própria vida essa presença de um Deus que cuida realmente de nós, naturalmente respeitando a nossa liberdade.
 Neste domingo é dia de oração pelo papa Francisco, pelos bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, pais e mães, médicos, cuidadores da saúde, etc. A oração por todas as pessoas que assumem a sua missão como um pastoreio e um verdadeiro sacerdócio. Exercer o sacerdócio é se oferecer pela causa do próximo.
Precisamos rezar para fortalecer tantas pessoas que estão como num campo de batalha, a partir do papa Francisco que tão combatido tem sido: o que não causa surpresa, pois quem aproxima a sua forma de vida à do próprio Jesus, participará da sua sorte. Isso Jesus nunca escondeu, pelo contrário, deixou muito explícito.
Mas precisamos fortalecer com a oração os que cuidam da saúde neste tempo de pandemia. Quanta tensão para esses homens e mulheres que estão dando a vida na tentativa de salvar outras pessoas.
 Rezemos ao Senhor para que não nos faltem bons pastores e pastoras.