23 de maio de 2020

ASCENÇAO DO SENHOR


23/05/2020.
PE BOSCO
O dia 24 de maio,  domingo da ascensão do Senhor. A sua volta para o Pai não é um ausentar-se ou um abandono do mundo e daqueles que ele chamou para estarem com ele. Muito pelo contrário, a sua presença permanece. 
A palavra marcante em Mateus 28 nesse momento de ascensão é: “Eis que estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo”. Ascensão, portanto, não tem a ver com uma volta ao pai como se ele simplesmente retornasse após cumprir uma tarefa. A sua presença será permanente, todos os dias, até que estejamos presentes neste mundo.
Jesus dá aos seus essa garantia depois que os envia. “Ide e fazei discípulos”. A igreja em saída, propagada pelo papa Francisco está aqui. Jesus fez discípulos e pede que a missão dele seja continuada nessa direção. Nossa missão cristã mais do que realizar tantas tarefas é ajudar as pessoas a descobrirem a sua identidade de discípulos e discípulas de Jesus.
Talvez seja necessário, à luz da festa de hoje, pensar um pouco como estamos cumprindo esse papel e também com nossos grupos, fazê-los pensar se conseguem se sentir assim.
Jesus recomenda O BATISMO, O ENSINAMENTO E OBSERVÂNCIA. O batismo tem sido realizado ao longo da história, de forma ampla desde que o cristianismo se tornou religião oficial no império romano.  O ensinamento tem deixado ainda a desejar. Estamos tentando retomar a catequese de estilo catecumenal, mas o caminho é longo e feito com paciência. As mudanças vão se dando de forma gradual. A vivência cristã depende da assimilação de cada pessoa e de seu testemunho. Claro que existem muitos gestos bonitos anônimos. O reino de Deus se manifesta sem que o percebamos, mas  a nossa parte sempre precisa acontecer.
A missão se dá pelo testemunho como Jesus nos ensinou e viveu. Aprendam de mim, como ele nos disse, porque sou manso e humilde, Mateus 11, 28-30. Pessoas enviadas, educadas nessa escola, serão capazes de comunicar aos outros, essa mesma mansidão e humildade, como virtudes evangélicas.
Um tema presente no dia de hoje que deve ser aprofundado é o das Comunicações Sociais. A igreja, por 54 anos seguidos, lança para o dia da ascensão, um tema para refletir. A comunicação está relacionada com o envio para a missão.  A mensagem do papa Francisco para este ano traz um tema muito significativo: “Para que contes a teus filhos e netos. A vida se faz história”.
Este tema retoma as origens do povo de Deus, da tradição oral e a necessidade do diálogo para os dias atuais, como também como está sendo a comunicação na igreja e na sociedade.