26 de maio de 2020

TUDO EM COMUM




26/05/2020
PE BOSCO

Na comunidade dos Atos dos Apóstolos havia todas as dificuldades presentes também hoje em nossas comunidades e grupos. O apóstolo Paulo, que difundiu o cristianismo e fundou-as, precisou muitas vezes chamar a atenção das mesmas para o essencial, que será sempre o amou.
No império romano o cristianismo era perseguido, mas causava admiração a convivência entre eles. A partilha e a vida em comum, Atos 2, 42-47. Amor será em todos os tempos uma experiência, uma prática de vida. Os outros devem identificar em nossa vida, tanto pessoal como comunitária, quando foi que manifestamos de fato o nosso amor. Em que momento, fomos capazes de amar.
Jesus fala de amor aos inimigos. Trata-se do amor mais verdadeiro e mais cristão. Nada fácil é claro porém muito mais necessário. Em Lucas capítulo 6, 27, encontramos expressões assim: “Amem os inimigos, façam o bem, desejem o bem, dê sempre, façam aos outros a mesma coisa que desejam.” Aqui a palavra de Jesus aponta sempre para algo muito concreto, para o agir e um agir completamente diferenciado.
Mais adiante o mesmo faz um paralelo, entre a vida cristã e os agem de má fama.  Aqueles considerados de má fama amam os que lhes fazem o bem; emprestam a quem devolve; façam o contrário. Fazer como Deus que é bom para os ingratos e maus.
Por não termos esses mesmos sentimentos do próprio Cristo, como nos interpela Paulo, apóstolo em Filipenses capítulo 2, é que temos tantos desafios e problemas de  convivência: nos falta o verdadeiro sentido do amor cristão que brota do coração e da vida do nosso mestre e Senhor.   
 Nossas comunidades, nossos grupos, a igreja na sua estrutura como um todo, só cumprirá a sua missão, quando todo o seu agir evangelizador e mantenedor da disciplina, for motivada e guiada pelo amor.
“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. João 13. Não podemos fazer de outra forma, não podemos agir diferente, até o fim, por mais difícil que possa ser. Mais difícil foi carregar a cruz, literalmente falando e nele ser pregado com total confiança. O amor que o levou a uma morte dolorosa ao extremo.
O amor se canta em prosa e verso, mas o amor se deve viver até o fim. Não existe prova de amor sem a doação da vida.