23 de abril de 2020

OITAVA DA PASCOA

OITAVA DA PÁSCOA
13/04/2020
PE BOSCO



Estamos na oitava da páscoa. Nestes dias, celebramos a festa da ressurreição, contemplando as manifestações do Senhor aos seus discípulos. Vamos acompanhar com atenção a catequese comunicada pela igreja a partir da boa nova do evangelho.
Na vigília pascal, em Mateus 28, 1-10, as duas Marias, vão ao túmulo ao raiar do primeiro dia da semana. Uma clara alusão ao domingo, dia de referência para a história da vida cristã. Uma delas era Maria Madalena. São elas que por primeiro comunicam o que aconteceu. Naquele momento acontece algo semelhante a um terremoto que remove a pedra do túmulo, um anjo senta sobre ela e os guardas ficaram como mortos. O anjo se dirige às mulheres que estão bem, ao contrário dos guardas. É extraordinária a mensagem. Os que perseguem Jesus quase morrem de medo, enquanto os que vão ao seu encontro, superam o medo e recebem o recado de Deus através do anjo. Dos versículos 5 a 7, o anjo comunica o que aconteceu e o que elas devem fazer que é anunciar aos discípulos que ele ressuscitou! O anjo as convida para ver o lugar onde ele estava e assegura que ele caminha à frente de vocês. 
A mensagem do anjo é fundamental. Elas vão visitar o sepulcro como também nós fazemos e se deparam com uma grande surpresa. Vão anunciar aos discípulos o que elas de fato ouviram e viram. Como duvidar desse testemunho anunciado pelo próprio Deus através do anjo?
Elas partem com medo e alegria. Não poderia ser diferente por causa do impacto. A alegria certamente era maior, porém, a surpresa ainda maior será no caminho quando o Senhor  vai ao encontro delas e lhes diz: “Alegrem-se”. O clima era de profunda tristeza é evidente. Não tenhais medo! Vão avisar aos meus irmãos! 
Elas são enviadas pelo anjo, mensageiro de Deus, e também enviadas pelo próprio Jesus com quem elas se encontram. Que mensagem fantástica para a nossa vida de fé. Que papel importante destas duas mulheres na madrugada da ressurreição!
Duas palavras que ditas por Jesus às mulheres que tocam profundamente a nossa vida hoje, se alegrar e não ter medo! Como incorporar esses dois sentimentos em nossa vida? Hoje o medo e a preocupação invadem os nossos corações e, por isso, a tristeza também nos acompanha, mas o convite do senhor precisa ser levado em conta. Como disse o anjo às mulheres, ele caminha na frente de vocês.  Nós também devemos levar em conta essa recomendação, pois sabemos, que não estamos à sós, nessa tempestade, realmente o Senhor, agora vencedor da morte, está à nossa frente abrindo os nossos caminhos. Com essa certeza as mulheres seguiram confiantes para levar a mensagem aos discípulos.
Hoje, nós cristãos, somos convidados a levar essa mensagem para o mundo. Como estamos conseguindo fazer esse anúncio? As palavras não necessárias se bem claras e convictas, fruto de uma experiência para que o anúncio se dê no testemunho  e o mundo possa crer.

Uma santa oitava da páscoa!