28 de abril de 2020

NASCER DE NOVO


PE BOSCO

27/04/2020


Nicodemos, um mestre em Israel. Pouco se sabe sobre ele nos evangelhos. 
No evangelho de João capítulo 3 Nicodemos vai ao encontro de Jesus durante a noite. Acontece um diálogo bonito sobre a vida nova, nascer de novo, uma catequese para o nosso batismo.
Nascer de novo era compreendido por Nicodemos do ponto de vista biológico. Para Jesus significava nascer do alto, isto é, do ponto de vista da comunhão com Deus, da vida espiritual, da água e do espírito, os dois elementos principais do nosso batismo. Você é mestre, disse Jesus, e não sabe ou não compreende? Isso mesmo, essa compreensão não passa pela cabeça, mas pelo coração. Quantas vezes pensamos que nada temos a mudar em nossa vida.
Viver orientado pela carne, pela mentalidade deste mundo com tudo o que ele implica e viver orientado pela vida divina, segundo a vontade de Deus. Este é o grande e o maior de todos os desafios postos por Jesus para ter uma vida cristã.
Entre outras mensagens, certamente o evangelista quer nos mostrar que não basta ser mestre, ter sabedoria humana, para compreender os desígnios de Deus, mas ter abertura de coração para o que está no além da nossa vida e até da nossa compreensão. Jesus já nos tinha anunciado que aos sábios e entendidos Deus não revelou os mistérios do seu reino.
Na mensagem de Jesus, nascer é morrer. É dando que se recebe. Abrir mão, esvaziar-se, relativizar o que temos neste mundo para centrar a vida no essencial que é o próprio Deus.
O próprio Jesus, sem perder de vista, em nenhum momento, a real situação da pessoa humana, deixou a sua união com o Pai, pela vida de oração.
Nascer de novo deve ser um movimento permanente, como a nossa respiração. Ter um referencial, a verdadeira fonte da vida que nos faz perceber a direção que devemos seguir.
Não poderá fazer parte do reino de Deus anunciado por Jesus, levando em conta a mesma vida, sem transformação, sem verdadeira conversão, sem comunhão com Deus e o próximo.
Nascemos do útero da mãe e nunca mais retornaremos a ele. Nascer de novo é sempre seguir, superando o passado para assumir um novo momento que Deus nos oferece.