30 de setembro de 2010

Seja otimista.


   
Não diga que a culpa é do outros, pois em nossa sociedade, existem pessoas mais culpadas do que outras, mas, na verdade, todos nós temos parcela de culpa pelo que acontece em nossa sociedade. Muitas vezes a outra pessoa poderia deixar o erro a partir da nossa colaboração. Não cobre só do outro. Procure se perguntar onde faltou a sua participação. Culpar a outra pessoa é muito fácil. É, como se diz, “encontrar o bode expiatório”. Quando se identifica a culpa na pessoa culpada todas as outras se tornam isentas. Muitas vezes pessoas são obrigadas, ou se obrigam a assumir crimes exatamente com essa finalidade.
Não diga que tudo está perdido. Existem muitas pessoas pessimistas que nada conseguem enxergar de positivo neste mundo. É claro que o outro extremo não pode ser seguido, assim seriamos todos alienados. Não podemos nunca perder a esperança. Ela nunca deve morrer. As pessoas sem otimismo vivem sem motivações para viver verdadeiramente. É verdade que o mal muitas vezes se manifesta mais, mas temos que reconhecer o bem que existe por todos os recantos do mundo. O mundo será salvo pela pratica do bem. O mal não terá a ultima palavra sobre o mundo. O reinado de Deus já está presente, por mais invisível que seja.
Não diga que as pessoas não mudam. Em cada pessoa, por mais tendenciosa que pareça para o mal carrega dentro de si a semente do bem. O ser humano nunca será a mesma pessoa, nem fisicamente.  Quando você sentir a tentação de querer mudar os outros, não esqueça: é você quem deve mudar. Os outros não mudam com as nossas exigências e reclamações, mas com o nosso exemplo. Os outros precisam perceber que nós estamos mudando. Com certeza eles seguirão o nosso exemplo. Nunca condene o outro pelo seu passado. O comportamento do momento é a referencia para avaliar a outra pessoa. Não a desmotive. Acredite e ajude a outra pessoa a se erguer.
Não diga que é uma pessoa inútil.  Cada pessoa presente no mundo é dotada de muitas qualidades. O que deve acontecer é a descoberta destes talentos. Os carismas e dons são os mais diversos exatamente para que haja a complementaridade. Por mais autônoma que a pessoa se sinta ela necessita da colaboração de todos os outros. Todos nós dependemos das habilidades uns dos outros.
Não diga que não acredita. Temos que sempre acreditar que algo novo é possível. Acreditar nas capacidades e na inteligência do ser humano. Acreditar na pratica do bem e nas pessoas de boa vontade. Acreditar na força da união. Acreditar em Deus presente em tudo e em cada pessoa. Sem a fé não é possível conquistar objetivos.