18 de junho de 2020

NÃO TER MEDO



18/062020
PE BOSCO
O medo é um sentimento humano, talvez, mais que isso, uma reação diante de situações da vida. Cada pessoa carrega consigo os seus medos, pequenos ou grandes. Muitas vezes o medo atrofia a vida das pessoas. Muita gente paralisa por causa do medo.
Em Mateus 10, por três vezes, Jesus recomenda não ter medo. Aqui não se trata de qualquer medo por se tratar das perseguições na vida cristã. Seus seguidores, como ele, se forem fiéis ao seu mestre, passarão por todo tipo de perseguição: injúria, difamação, ofensa de todo tipo e até a morte.
 A morte inclusive é anunciada por causa da missão. Não temer a quem mata o corpo mas não pode matar a alma. As palavras de Jesus foram escritas em tempos de muita perseguição e, como sempre, nos ajudam a fortalecer a confiança, sempre necessária, como o próprio Jesus manteve a confiança no Pai e a Ele sempre rezou.
O medo pode fazer com que muitas pessoas voltem atrás e desistam do seguimento cristão. Aliás, a perseguição nos tempos primitivos além de realmente matar, tinha uma função pedagógica, ou seja, fazer com que os já batizados e os catecúmenos desistissem do caminho cristão. Executar as pessoas, jogá-las às feras de forma pública tinha essa finalidade.
Todos os discípulos, depois de Jesus, também foram martirizados, tomaram o cálice do sofrimento. Depois deles, até hoje, continuam as perseguições a quem se propõe defender o mesmo que Jesus defendeu. Colocar-se do lado da vida ameaçada é ser também ameaçado e perder a vida deste mundo para realmente poder ganhá-la.
Jesus traz sempre muita esperança para os seus, para não desistirem, mesmo na perseguição. “Até mesmo o cabelo de vossas cabeças estão todos contados”, para nos assegurar de que a vida em Deus já está garantida mesmo em meio a todas as adversidades.
Em todos os tempos, como hoje também, Deus suscita homens e mulheres para manter a profecia através do anúncio e da denúncia, dimensões que não podem faltar na igreja.  Mesmo que a realidade possa causar medo, Deus vai suscitar em nosso coração a confiança Nele, como fez em todos os profetas em todos os tempos.
Não é por acaso que rezamos assim: o Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Sl 23. Ouvi Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; Vós sois meu protetor, não me deixeis; não me abandoneis, Ó Deus meu salvador. Sl 26.