17 de junho de 2020

CONHECER CRISTO



17/06/2020
PE BOSCO
Conhecer a pessoa de Jesus é condição fundamental para que se tenha uma verdadeira vida cristã.  Conhecer não passa simplesmente pela visão, mas é só pela convivência que podemos a chegar a conhecer a outra pessoa.
Quando Jesus foi perguntado onde moras? Ele disse aos seus discípulos, vinde e vede. Eles foram e viram, não apenas ouviram dizer. João 1, 38. De fato, não existe vida autenticamente cristã sem essa experiência. Para esse nível de conhecimento precisamos dedicar tempo. Num primeiro encontro não foi possível aos discípulos conhecerem Jesus verdadeiramente; foi necessário um longo processo. Depois da ressurreição os mesmos ainda ficaram cheios de dúvidas e nem sempre conseguiam reconhecê-lo.
Esse dado apresentados pelos evangelhos nos revelam que o nosso processo de vida cristã, como pessoas seguidoras e enviadas não acontece de uma hora para outra.  Da mesma maneira que o nosso crescimento tanto humano quanto intelectual é longo e lento, o crescimento da fé também passa por etapas e processos. A graça supõe e aperfeiçoa a natureza, como já dissera Agostinho, o bispo de Hipona.
Em Cristo Jesus está a manifestação do próprio Deus revelado Nele, por isso, o conhecimento de Jesus lida com o Homem Jesus e com o Filho de Deus enviado do Pai. Conhecê-lo supõe uma profunda meditação dos evangelhos, a Palavra que se fez carne. Pela leitura orante, mais do que fazer leitura, vamos nos encontrando com o próprio Deus.
Na verdade, os evangelhos mostram como Jesus dedicou todo seu tempo de missão para ser também momento de formação da comunidade apostólica. A formação se dava pelas pregações de Jesus ao povo, os aprofundamentos a SÓS com eles, nas ações realizadas por Jesus, isto é, milagres e sinais, como também pelos ensaios missionários, quando os enviava a sós para anunciar a boa notícia.
Certamente para os seguidores de Jesus de hoje que são todos os batizados/as, existe a necessidade permanece de conhecer aquele que anunciamos, por não se tratar de anunciar uma simples mensagem ou transmitir determinado conteúdo, mas comunicar ou tornar conhecida uma pessoa para outras, com quem elas devem se apaixonar.
 Isso só será possível quando o nosso nível de conhecimento nos leva a uma identificação tão profunda que se pode falar de uma identificação com o anunciado.  Paulo teve o privilégio de dizer que não vivia mais porque nele vivia o próprio Cristo.  Assim, conhecer não significa ter informações sobre o outro, mas uma profunda intimidade e uma profunda empatia com o próprio Jesus.