4 de julho de 2020

ORAÇÃO DE LOUVOR



 04/07/2020
PE BOSCO


Eu te louvo Ó Pai. Estas palavras fazem parte de uma oração de Jesus.  Os evangelhos registram muitos momentos nos quais Jesus rezou, mesmo que não apresente o seu conteúdo. O evangelho, sobretudo de Lucas tem uma atenção especial para a atitude Orante de Jesus.

Esta oração de louvor tem uma finalidade muito clara, por se tratar da gratidão a Deus por ter concedido aos pobres a compreensão da mensagem divina, enquanto esconde isso aos sábios e entendidos.   É por isso que Jesus louva ao Pai. Jesus reconhece que isso foi do agrado do Pai. Ainda em nossos dias são ao mais humildes que mais colocam em Deus suas esperanças.

Na verdade, os pobres estavam sempre afastados da religião, como também, da vida social, econômica e política. Só em Jesus os mesmos puderam compreender que o mesmo veio para trazer-lhes uma boa notícia; os pobres puderam entender que Deus também os amava. Os pobres aqui são os despossuídos, por causa da injustiça e que depositam em Deus a sua total confiança.

Depois dessa oração de gratidão, Jesus nos faz dois grandes apelos que não podemos esquecer e nem recusar. Na verdade, um grande convite: Vinde a mim! Como nós precisamos atender a esse apelo por causa de nossas necessidades. O convite é feito a todos, mas, sobretudo, para os que estão cansados e sobrecarregados com seus pesados fardos.

Quem de nós não se sentiria ou se sentirá cansado diante dos desafios que a vida impõe?  Por muitas vezes deixamos de ir a ele, ou não? Quantas pessoas cansadas por causa das doenças, da fome, do medo, da insegurança, do desemprego?

Outro convite irrecusável é para que aprendamos com ele que é manso e humilde de coração. De fato, só com ele podemos aprender. Ele é o verdadeiro exemplo.

 Diante da realidade do mundo em que vivemos, é urgente esse aprendizado. Estamos guiados por um mundo de total indiferença e tantos egoísmos que nos enche o coração de indiferenças que nos afastam da real vida cristã.