6 de julho de 2018

ORAÇAO



O QUE É A ORAÇÃO?


  «Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria» (1).
É a elevação da alma a Deus ou o pedido a deus dos bens convenientes.
A humildade é o fundamento da oração.
A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus (4). CIC.
Lembrando Santo Agostinho:
Vive bem quem reza bem; reza bem quem vive bem;
JESUS É O GRANDE MODELO
Jesus retira-Se muitas vezes sozinho para a solidão, no cimo da montanha, preferentemente de noite, a fim de orar (48). Na sua oração Ele leva os homens, porquanto Ele próprio assumiu a humanidade na sua encarnação, e oferece-os ao Pai oferecendo-Se a Si mesmo. Ele, o Verbo que «assumiu a carne», na sua oração humana partilha tudo quanto vivem os «seus irmãos» (49); e compadece-Se das suas fraquezas para os livrar delas (50). Foi para isso que o Pai O enviou.  As suas palavras e as suas obras aparecem então como a manifestação visível da sua oração «no segredo» CIC
 PESSOA E COMUNIDADE
 A oração precisa ter sempre as duas dimensões: INDIVIDUAL E COMUNITARIA. UMA SE ALIMENTA COM A OUTRA.
É no «a sós com Deus» que os profetas vão haurir luz e força para a sua missão. A sua oração não é uma fuga do mundo infiel, mas uma escuta da Palavra de Deus, às vezes um debate ou uma queixa e sempre uma intercessão que espera e prepara a intervenção do Deus Salvador, Senhor da história (35) CIC.

O melhor exemplo se encontra nas Sagradas Escrituras. A igreja primitiva se reunia regularmente para aprender a doutrina dos apóstolos, partir o pão e orar juntos. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão uns com outros, no partir do pão e nas orações”. (Atos 2.42).
 Atos 4:23-31 traz um resumo de quão sérias eram as orações nas primeiras comunidades. A oração era uma atividade diária e freqüente entre os primeiros cristãos. Eles a faziam no templo, em Jerusalém e nas casas. “Todos estes perseveravam unânimes em oração…” (Atos 1:14). A oração comunitária é uma parte importante da vida da igreja. Quando oramos, juntamente com outros crentes, os efeitos podem ser muito positivos. Orar em comunhão como o corpo de Cristo, nos edifica e nos une na tarefa de alcançar os perdidos. Fonte: Comibam Internacional
LUGAR DA ORAÇAO NA VIDA
Rezar pode parecer algo simples, mas também algo bastante complexo. Oração normalmente é vista como um roteiro estabelecido, decorado.
A primeira oração do dia deveria ser a invocação ao espírito santo antecedida da Santíssima trindade. O espírito nos conduz. No início de cada dia, como não sabemos os acontecimentos, pedir ao espírito que nos guie.
Ter algum momento durante o dia para uma meditação da palavra e ou um momento silencioso. Não existe oração sem silencio. Adorar ao senhor em silencio: “Em espirito e verdade”. Isso é verdadeira adoração.
A oração é sempre dirigida ao Pai, sem esquecer que Pai, Filho, e Espírito são inseparáveis; tudo o que rezamos é ao Pai, por Jesus, na unidade do Espirito.  Nossa comunhão com Deus deve ser
Sempre trinitária. O Pai eterno nunca existiu sozinho.
Rezar é entrar no quarto e fechar a porta. Rezar na intimidade, na particularidade; não demonstrar pelas praças; para que não vejam.
 Rezar não é pedir a solução para a Deus, mas pedir a força para vencer os desafios. Deus não nos substitui, mas nos impulsiona com a sua força.
Deus na nossa oração é o nosso papai. Nunca se reza MEU PAI. Ele é o NOSSO pai que está no CEU, mas também entre nós, dentro de nós. Somos templos de Deus.
Os três primeiros pedidos feitos no Pai Nosso se referem a Deus: SANTIFICADO SEU NOME; VENHA O SEU REINO; SEJA FEITA A SUA VONTADE.
  O respeito a seu nome, a construção do seu reino; viver sob a sua vontade
   A BIBLIA NA ORAÇAO
A bíblia é o livro fundamental da nossa oração. Os salmos de modos especial.
O Saltério é o livro em que a Palavra de Deus se torna oração do homem. Nos outros livros do Antigo Testamento, «as palavras declaram as obras» (de Deus a favor dos homens) «e esclarecem o mistério nelas contido» (38).
 No Saltério, as palavras do salmista exprimem, cantando-as para Deus, as suas obras de salvação. É o mesmo Espírito que inspira, tanto a obra de Deus, como a resposta do homem. Cristo unirá uma e outra. N'Ele, os salmos não cessam de nos ensinar a orar.
LEITURA ORANTE
1º Degrau – Leitura (Lectio):
 O que o texto diz?
1. Leia lentamente o texto, ao menos duas vezes.
2. Ainda não é hora de tentar tirar uma mensagem para sua vida.


2º Degrau – Meditação (Meditatio): O que o texto me diz?
1. Destaque os versículos que foram mais fortes para você (sem tentar interpretá-los).



3º Degrau – Oração (Oratio):
 O que o texto me faz dizer a Deus?
1. Tudo o que foi lido e meditado é transformado em uma conversa Orante com Deus.

4º Degrau – Contemplação (Contemplatio)
Contemplar é ver a vida com os olhos da fé. É sentir, quase intuitivamente, a presença da Santíssima Trindade ao nosso lado
http://www.ivcpoa.com.br/como-fazer-leitura-orante




COMO PODEMOS REZAR?

Normalmente existem muitas dificuldades na vida de todas as pessoas a respeito da oração. São João da Cruz chegou a escrever um livro sobre as suas noites escuras que eram momentos nos quais ele próprio sentia a dificuldades de rezar. Hoje não será diferente. Vivemos numa realidade muito conflitiva e barulhenta que nos atrapalha o tempo todo. É fato: não podemos rezar sem silenciar a nossa vida e o nosso coração. Já que a oração é um grande encontro com Deus, não posso encontra-lo num mundo que é incapaz de escutar com o próprio coração a voz de Deus para sentir a sua presença.
Neste texto vamos encontrar provocações para a nossa experiência de oração.
Podemos rezar em todos os momentos do nosso dia desde que tenhamos a real compreensão do que seja a oração como elevação da alma a Deus.
Desejo um bom proveito.
PeBosco
Junho 2018