25 de abril de 2020

PÃO VIVO


PÃO PARTILHADO

25/04/2020
PE BOSCO

O belíssimo texto da multiplicação dos Pães no evangelho de João no capítulo seis nos traz uma nobre mensagem. Trata-se de um dos sete sinais. O sinal tem função maior que o milagre. O milagre se encerra em si mesmo, não traz mistério, se apresenta. O sinal aponta para uma realidade maior. No Caso, aponta para o próprio Jesus, o pão da vida. O pão material acena para o pão do céu.
Quando se pensa em multiplicação se pensa em ter mais, ganhar mais. Na multiplicação dos Pães é o contrário. É para dividir. Pão não é para ser guardado, mas partilhado. Todas as vezes que o pão é partilhado todos se alimentam e sobra ainda. A fome no mundo não é por falta de pão, mas por causa do egoísmo da humanidade. Quando Dom Helder falava do ano dois mil sem miséria, tinha presente exatamente isso.
Em João seis é fundamental o papel de Jesus. Ele vê a multidão com fome; provoca Filipe; organiza os grupos; valoriza quem leva pão consigo; abençoa o pão. Cf, Dia a Dia com o Evangelho.  Por trás de cada verbo está uma pedagogia para a missão evangelizadora da igreja.
Multiplicar para poder dividir com os demais.