29/04/2020
PE BOSCO
Encontramos citações bíblicas que nos falam sobre a vigilância. Por exemplo, em Mateus 24,44, o convite para ficar vigiando, como também na primeira carta de Pedro capítulo 5, 8-9 que trata do mesmo tema.
O tempo em que estamos vivendo é tempo de vigilância. Vigiar não significa ser tomado pelo medo, mesmo que ele em algum momento esteja presente, mas é uma atitude antes de tudo a vigilância. Se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão poderia chegar, ele ficaria acordado. Claro que aqui se trata de uma imagem conhecida para falar de uma realidade de nossa vida.
O ladrão é aquele rouba não só bens, mas esperanças, sonhos, desejos de fazer o bem, etc. o papa Francisco tem lembrado para que não roubem a nossa esperança. Vigiar é confiar e ter a certeza de que não vigiamos sozinhos mesmo que o deserto da vida seja grande. Vigiar sem contar com a presença de Deus é não poder vencer. Ninguém vence com as próprias forças.
Nesse momento inesperado que estamos vivendo com a pandemia que agora cresce no Brasil e que nos assusta como vamos fazer a vigilância e o que ela significa para nós? A vigilância não pode ser voltada apenas para nós e nossas necessidades, mas devemos ajudar os outros para que tenham essa compreensão. Vigiar significa nesse momento se cuidar, não se expor sem necessidade é convencer os outros que também se protejam. Estamos diante de uma grande ameaça para a vida humana.
Os estados e países não estavam vigiando em relação à saúde do todos nós. Parece algo como na parábola das virgens prudentes e imprudentes; quando as imprudentes foram ao encontro do óleo não deu mais para participarem da festa. O noivo chegou primeiro. Mateus 25, 1 e seguintes. Na verdade, a pandemia chegou primeiro também.
A vigilância tem a ver com prontidão e, nesse caso, somos de uma cultura para o depois eu faço e depois eu vejo. Com isso podemos perder muito. Devemos ter mais cuidado. Até mesmo nos descuidamos da saúde deixando para depois. Quando nos atrasamos perdemos o vôo ou o ônibus que já passou.
Fiquem vigiando nos diz o Senhor!