O EVANGELHO E SEUS TESOUROS
26/04/2020
PE BOSCO
BEM AVENTURAS
Nos capítulos 5 - 7 de Mateus nos deparamos com o Sermão da Montanha. Trata-se do ensinamento da nova lei. Jesus abre o seu sermão fazendo uma bela apresentação sobre a felicidade. O que significa ser feliz?
A maior felicidade em todos os tempos é ser rico de bens materiais. Em toda a história da humanidade o egoísmo fez com que o ser humano pensasse no seu bem estar imediato.
La no Édem, na criação, o pecado de Adão e Eva consistiu em desobedecer a Deus para que deixassem de serem criaturas e se tornassem iguais a Deus.
No deserto o povo blasfemou contra Deus com saudade das panelas de carne. Entre liberdade e escravidão, estavam preferindo a escravidão ao lado das comidas.
Poderíamos lembrar vários exemplos de como ser feliz é ter muitas riquezas. Ate nas tradições do povo de Deus ter muitos anos, muitos filhos e muitos bens eram sinais da proteção de Deus e o contrario era maldição.
Jesus aparece na montanha e apresenta a verdadeira felicidade. Ser feliz para ele é tudo o contrario do que se pensa no mundo.
Os pobres; os que choram; os mansos; os famintos e sedentos de justiça; os misericordiosos; os puros de coração; os que promovem a paz; os que sofrem perseguição e os que forem injuriados.
As bem aventuranças se constituem como:
Uma escada com nove degraus;
Um caminho de santidade cristã.
Quem segue o caminho da pobreza e da perseguição já possui o reino dos céus. Quem segue as demais alternativas herdará o reino dos céus. Jesus nos põe diante de uma felicidade completamente diferente. Fazendo um paralelo com o camponês que teve uma grande colheita e pode armazenar tudo, muito feliz, morreu naquele mesmo dia. A felicidade que Jesus nos oferece se conquista numa luta neste mundo e se plenifica na eternidade.
Para ter a verdadeira felicidade só existe um caminho que é seguir a mensagem daquele que foi O bem aventurado Jesus.
COMO COLOCAR NA PRÓPRIA VIDA CADA UMA DAS 9 BEM AVENTURANÇAS?